terça-feira, 3 de novembro de 2009

As rádios estão mais pobres

Deixou-nos, o histórico radialista António Sérgio.

O homem que foi a voz do "Lobo" e que durante mais de 4 décadas divulgou a música alternativa aos portugueses. Era um exemplo para todos aqueles que gostam de música e para todos aqueles que são profissionais da rádio.


Actualmente trabalhava na RADAR FM no programa “Viriato 25”, e foi responsável por programas históricos, que obrigavam muitas pessoas a ficar em casa a ouvir e que eram de referência, tais como: "Som da Frente", "Lança-Chamas" ou "A Hora do Lobo".



"O António Sérgio era um grande profissional, uma referência da rádio, um mestre - como nós lhe chamávamos lá na rádio -, uma pessoa que deu um contributo muito grande para a divulgação da nova música, nomeadamente da música portuguesa - produziu o primeiro álbum dos Xutos & Pontapés, por exemplo -, tinha grande visão do futuro, era o homem do 'som da frente", declarou Luís Montez ( dono da rádio Radar FM)



programas que marcaram a sua carreira:


Rotação (entre 1977-1980): Foi o seu primeiro programa de autor, ainda na Rádio Renascença. Foi através deste programa que ajudou a lançar nomes cimeiros da música portuguesa, incluindo os Xutos&Pontapés.


Rolls Rock: o primeiro programa que fez na Rádio Comercial, que na altura ainda dava pelo nome de RDP – Canal 4. O conceito por detrás do programa - nas palavras de João David Nunes - era ser “uma coisa especial, edições muito específicas e muito boas”.


Som da Frente (1982 -1993): Como o próprio nome indica, tinha como missão estar na linha da frente das novidades; trazer até aos ouvintes portugueses o que de novo se fazia em Portugal e no Mundo e estar na vanguarda das novas sonoridades.


Lança-Chamas: programa dedicado à chamada música pesada e ao heavy metal.



Loiras, Ruivas ou Morenas: programa realizado pela mulher de António Sérgio, Ana Cristina Ferrão, em que António Sérgio passava apenas música interpretada por mulheres. De Ellis Regina a Janis Joplin.


Grande Delta : Entre 1993 e 1997, durante o interregno que o levou à XFM.


Hora do Lobo (1997-2007): O programa esteve no ar dez anos, entre a Comercial e a Best Rock FM, e dedicava-se a dar a conhecer as franjas menos conhecidas do pop-rock. Foi cancelado porque tinha deixado (segundo a direcção assumida pelo grupo Prisa) de se enquadrar na grelha. O fim do programa originou reacções e protestos. “Serviu como uma espécie de resumo de carreira. Porque o António Sérgio sempre foi um lobo solitário, mas de olhar penetrante”, define João David Nunes.



Viriato 25: O seu mais recente programa, na Radar FM.
Fonte: Publico

Sem comentários:

Enviar um comentário