Uma banda que toca as músicas de outro artista pode ser sublime ou imoral. Depende da música, do artista original e da banda que está a interpreta-la.
Poucos covers são tão bons como os originais, o que torna interessante um cover é as suas muitas diferenças em relação ao trabalho original.
Existem artistas que jamais, sob quaisquer circunstâncias, deveriam ser tema de um cover.Talvez porque o seu som é único, ou o seu legado singular e intocável. Ou porque eles tenham sido tão revolucionários que as musicas só fazem sentido cantadas por eles. Ou ainda talvez, porque o seu líder era um génio e as palavras não parecem ser as mesmas, vindas da boca de outros.Porque são sagrados!
Existem algumas bandas com as quais ninguém, jamais deveria fazer um cover tais como por exemplo:
- Radiohead;
- The Clash;
- Pixies;
- Joy Division;
-…..
A musica com mais covers da banda Joy Division é, sem sombra de dúvida, Love Will Tear Us Apart, que é linda!! Um fã da banda compilou os vários covers feitos desta música, vejam..
Alem disso, encontrei uma compilação mais diversificada de covers desta banda, já ouvi algumas, mas o que posso dizer ….a maior parte deles não consegue transmitir a profundidade do original!
Para ouvir lembrar e se conseguirem….compararem!
Black Star -Gillian Welch , original Radiohead
Where is My Mind? - James Blunt , original The Pixies
Train in Vain - Annie Lennox , original THE CLASH
Love Will Tear Us Apart - The Cure, original Joy Division
e AGORA O ORIGINAL...
.....BRUTALISSIMO!
No entanto ,e como já referi, os covers interessantes TAMBÉM dependem das bandas que interpretam, e há alguns covers que considero, muito mais interessantes que os originais, destaco estes….que simplesmente ADORO, SÃO SIMPLESMENTE SUBLIMES!
Easy - Faith No More, original Commodores
LINDO LINDO LINDO LINDO....
Hurt -Johnny Cash,original Nine Inch Nails
UM NÓ NA GARGANTA!
Just Can't Get Enough - Nouvelle Vague , original Depeche Mode
LINDO E SALTITANTE!
Acho que este é um tema que gera opiniões contraditórias, o que é bom! Agradeço opiniões sobre o tema, lembretes para covers e afins!
BomBom Pâtisserie, uma Petite Paris em Lisboa
Há 14 horas
Concordo claramente com o que dizes: «Poucos covers são tão bons como os originais, o que torna interessante um cover é as suas muitas diferenças em relação ao trabalho original.»
ResponderEliminarA Hurt -Johnny Cash,original Nine Inch Nails está demais! Apesar de ser eu ser fã demais dos NIN! :)
Mas as covers têm que sobressair pela originalidade! Algumas nunca deveriam ser feitas!
Está muito fixe, este post! :)
isto dos covers tem que se lhe diga.
ResponderEliminarSe eu perguntar de quem é a música "imagine" qual será a tua resposta. Tens duas opções: Elton John e John Lennon. Leva o doce para quem pensou no John. As músicas são tantas vezes mais dadas a conhecer por quem sabe de marlting que acabamos por ser enganados. Aqui seguem os dois links com os videos http://www.youtube.com/watch?v=ssBNmHObev0
http://www.youtube.com/watch?v=6GAHFrLAxzM&feature=channel
Mas para quem pensa que isto das covers é algo recente é melhor ficara atento. John Lennon também fez algumas covers. Quem não conhece "Stand by me"?! Ok aqui vai uma ajuda http://www.youtube.com/watch?v=Vbg7YoXiKn0
E agora vejam o John Lennon fez http://www.youtube.com/watch?v=XY13d5c0vME&feature=channel
Percebo que ele também gostasse imenso da música mas para mim o original é bem melhor.
Sim Cristina, a musica "Stand By Me" é sem ,sombra dúvida, muito melhor no original de Ben E. King.Obrigada pela dica, vai aparecendo :).
ResponderEliminarTambém acho que um cover deve ser, acima de tudo, diferente do original. Alguns nunca deveriam ter existido mas há outros que são brutais!
ResponderEliminarNão sabia que os the frames também fizeram um cover de “love will tear us apart”. Não resisti, fui procurar e achei fantástico..talvez o melhor que já ouvi.
Os 3 exemplos que deste fazem, sem dúvida, parte do meu top covers e superaram os originais..então a “easy”..fantástica :)
Quanto a outros que quanto a mim valem bem a pena: "death letter" dos white stripes que trabalharam de uma forma excelente a versão original de Son House; “Can’t take my eyes off you” dos Muse original de Frankie Valli; e no meu top dos tops de covers a canção "Hallelujah" original de Leonard Cohen que soa perfeita na voz de Jeff Buckley.