Numa atitude sem precedentes e surpreendente, O presidente dos EUA há MENOS DE 1ANO, foi distinguido hoje pelo Prémio Nobel da Paz de 2009.
Segundo o Comité do Nobel, Obama recebeu o prémio devido aos seus “extraordinários esforços de reforço da diplomacia internacional e da cooperação entre povos”.
Obama , ainda recentemente, num discurso na ONU fez referência a um mundo livre de armas nucleares, e no âmbito da reunião do G20 em Pittsburgh teve um encontro com Dmitri Medvedev sobre a relevância de os EUA e a Rússia renovarem o acordo sobre a destruição de armas nucleares que termina no final deste ano.
A nível da diplomacia internacional os esforços feitos na mediação do conflito no médio oriente, aproximação à Síria, e desistência da construção do escudo anti-missil na Europa, fonte clara de tensão com Moscovo, tornaram-se elementos importantes para desanuviar o clima de conflito criado pela Administração anterior.
È a primeira vez que um presidente dos Estados Unidos em exercício recebe o Nobel da Paz, que será entregue no dia 10 de Dezembro, data em que se comemora o aniversário da morte do seu fundador, Alfred Nobel.
SEMPRE A PONTUAR!
BomBom Pâtisserie, uma Petite Paris em Lisboa
Há 14 horas
Sem comentários:
Enviar um comentário