A cidade de Viseu é encantadora e repleta de história que se reflecte nas ruas e ruelas empedradas do centro, um passeio pelas ruas é como recuar a tempos medievais.
O centro antigo da cidade, é constituído por grandes monumentos importantes, do ponto de vista histórico, por lojas térreas, bares e alguns restaurantes, dos quais eu destaco o Restaurante Típico O CORTIÇO.
Se outras razões não houvesse para visitar Viseu (que as há e muitas), uma incursão ao Cortiço será o bastante para dar a viagem por bem empregue.
Um restaurante que começou por ser uma taberna de petiscos e hoje está no roteiro de qualquer gastrónomo que se preze.
Dono de uma ementa diferente e muito típica, conta a história que o dono andou pelas aldeias do distrito a recolher receitas de pratos caseiros, é muito catita!
Os meus pratos experimentados:
Entradas: Morcelas, Chouriça (são servidas numa frigideira pequenina) e queijo de ovelha.
Refeição: Arroz de pato (ADOROOOOOOOOOOOO), Feijocas em panela de ferro (daquelas que se usavam antigamente nas lareiras, um charme e muito saboroso).
Sobremesa: ooooooooooo essa parte é muito complicada, tudo é óptimo, Aletria conventual (que é um pecado daqueles!) ; Doce de Abóbora com requeijão; Papos de anjo etc.
O vinho da casa, que é óptimo, é servido num jarro de madeira.
O ambiente é rústico e acolhedor, nas paredes tem mensagens, escritas em papéis, das pessoas a agradecer a excelente comida e o excelente serviço.
E à saída nada melhor do que entrar num dos bares, bem animados, do centro histórico.
Viseu, é sem qualquer dúvida, uma cidade que vale a pena descobrir.
Sem comentários:
Enviar um comentário