Muitas pessoas ficam um pouco apreensivas quando ouvem falar de filmes europeus. Ainda existe o preconceito de que estes são aborrecidos, parados e sem um pingo de acção em contraponto com o cinema americano. No entanto, penso que não é NADA ASSIM, depois que tive a sorte de me “apresentarem” a estes filmes, com o FABULOSO filme “Le fabuleux destin d'Amélie Poulain”. Seguiram-se muitos mais, com a certeza, que o cinema não é sinónimo de Hollywood, e sim de arte!
Os filmes transmitem uma forma de vida, é uma forma de conhecer um país e a sua sociedade, e os filmes europeus sabem-no fazer muito bem, com uma muito maior profundidade na mensagem transmitida.
Penso que o maior problema dos filmes europeus é o da divulgação, dificilmente estes filmes conseguem chegar às salas de cinema, por isso só um grupo minoritário tem conhecimento deles.
Um estudo do Observatório da Comunicação diz que a partilha de ficheiros de filmes nas redes peer-to-peer (os utilizadores como distribuidores) pode trazer grandes vantagens para o cinema Europeu e de outras origens igualmente excluídas dos circuitos dominantes da distribuição. Eu também acho que sim :).
O cinema digital, em que Os Estados Unidos são actualmente líderes, pode tornar mais barata e mais flexível a distribuição de filmes, permitindo que mais filmes europeus sejam divulgados no estrangeiro.
Com o objectivo de apoiar o cinema europeu ,a Comissão Europeia criou o EUtube, um canal no Youtube que pretende divulgar temas como as alterações climatéricas e os direitos humanos, e provavelmente não estava à espera que o vídeo mais visto fosse aquele, apresentado em Fevereiro no Festival de Cinema de Berlim, usado para a promoção.
Durante segundos, o vídeo "Film lovers will love this!" mostra cenas de sexo de vários filmes europeus como "Amélie" e "La Mala Educación" e é já o mais visto do EUtube, aproximadamente 2,8 milhões de visualizações, o curioso é que o segundo mais visto, sobre a segurança nos transportes europeus, tem pouco mais de 200 mil visualizações.
A Comissão Europeia considera este vídeo como uma forma de divulgar as emoções fortes, a tradição e a qualidade do cinema europeu.
Filmes a sublinhar:
Espanha, alguns dos muitos…
Caótica Ana; Los amantes del Círculo Polar; La ardilla roja - Julio Medem
Los Lunes al Sol - Fernando Léon de Aranoa
Francês, alguns dos muitos…
À bout de souffle - Jean-Luc Godard
Paris, Je t'aime - Olivier Assayas, Frédéric Auburtin
Paris (Cédric Klapisch realizador de "L’ Auberge Espagnole" e "Les Poupés Russes")
Dans Paris; Les Chansons d`Amour - Christophe Honoré
Les Amants Réguliers; La frontière de l'aube - Philippe Garrel
Inglês :
All or Nothing - Mike Leigh
This Is England - Shane Meadows
Itáliano, alguns dos muitos …
Nuovo cinema Paradiso; La sconosciuta - Giuseppe Tornatore
Besieged; The Dreamers - Bernardo Bertolucci
La Stanza del Figlio - Nanni Moretti
Alemão:
The Edukators - Hans Weingartner
Good Bye Lenin - Wolfgang Becker
Die Welle - Dennis Gansel
Cinema do leste Europeu:
4 luni, 3 saptamâni si 2 zile - Cristian Mungiu
Sügisball - Veiko Õu
Cztery noce z Anna - Jerzy Skolimowski
Estes são alguns dos filmes europeus que sublinho, digo .ALGUNS …
Quanto a desaprovar…ATÉ AGORA DOS QUE VI, NÃO TENHO NENHUM.
E VIVA O CINEMA , E OS BONS FILMES! QUER SEJAM EUROPEUS OU NÃO.
E vocês o que acham?O cinema Europeu é bom ou mau, e porquê?
Que filmes sublinhar, ou desaprovar, e quais os motivos? Agradeço as vossas opiniões.
Essa questao dos filmes europeus serem “mais dificeis” está no cerne da discussao d cinema dito mainstream (hollywood driven) e o alternativo (onde alguns exemplos europeus dao cartas).
ResponderEliminarUm comentario q me parece obrigatório (e até, em certa parte, óbvio) é q o cinema europeu é sem duvida mais dificil d aguentar. Passo a explicar: qd se tem um interlocutor (o filme) onde por vezes passam largos minutos sem qq troca verbal, isso é dificil. Puxa ao soninho, á distracao, ao bocejo.... e nao digam q nao! se compararem c uma conversa com alguem, pensariam exactamente d mesma maneira!! E o mesmo se passa com os assuntos discutidos. Sao dificeis, por vezes subjectivos, alguns chegam a incomodar e por isso ha pessoas q simplesmente nem entram “nessa luta”.
Os filmes reflectem os paises e as culturas dos mesmos. Se virem uma “conversa americana” ela é caracterizada por frases curtas, constantes interrupcoes, mencoes de coisas q puxam os limites (o maior d mundo, a cena mais estranha, a coisa super cara, etc...), repetidas interjeicoes como “awsome” e “great”. Assim, o cinema, é o reflexo dessa cultura!
Em contraponto, uma “conversa europeia”, tem tendencia (enfatiso: tendencia!) a ter conversas mais profundas sobre um certo assunto, a nao ter medo d discutir um assunto dificil, por vezes ate discussoes filosoficas sobre um certo tema. O q leva a outra caracteristica d cinema europeu: a sua subjectividade. Do tema e da maneira d filmar. Obviamente q isso é mais desafiante e mais dificil p o espectador, mas basta haver uma ligacao d espectador c essa mensagem e o filme passa a ter um significado pessoal q baterá aos pontos qq obra Hollywooodesca!
Obviamente q o cinema digital torna + acessivel o cinema europeu.
O formato digital é mt mais acessivel (Ingmar Bergman antes d morrer disse q nao tornaria a filmear em pelicula! ....e Werner Herzog vai pelo mesmo caminho!) e ao cortarmos com o exorbitante custo q era, ate á pouco tempo, obrigatorio d transferencia d digital p pelicula, torna acessivel a qq realizador “de camara na mao” criar uma obra e transmitir a sua mensagem (a definicao de Cinema!).
Como referi acima, o cinema europeu sempre foi mais direccionado p “transmitir uma historia, contar uma experiencia pessoal” mais do q criar um universo proprio ou puxar o limite d imaginacao. E isso adequada-se perfeitamente as caracteristicas d cinema digital.
Portanto, temos uma clara “area d especializacao” d cinema europeu onde frequentemente saem obras primas deslumbrantes (basta ver a lista d filmes deste post!)
Em contrapartida, rejeito ferozmente quem ache q o cinema europeu deve ser apenas isso e q tudo o resto sao aproximacoes a Hollywood com o unico objectivo d vender mais bilhetes! Isso é pressuncao cinematografica do mais reles possivel! Este pensamento é o q nos levou em Portugal a afastar compeltamente d publico e a ter filmes mesmo muito maus com a unica desculpa “que é arte”!! :-S
Uma vez estava num workshop com o produtor do filme “No quarto da Wanda” d Pedro Costa e com o q viria a ser realizador, Rodrigo Areias. Sabem qual a resposta deles qd os questionei sobre “a dificuldade artistica media de um filme portugues e por consequencia fazer c q um filme possa ate nunca chegar a ser visto pelo publico”? Disseram eles:”nao quero saber. Se um filme for apreciado por uma pessoa q seja, o meu trabalho ja valeu a pena” !!! pois, claro. Esta opiniao é valida qd investimos o nosso proprio tempo e dinheiro num projecto, nao qd o fazem á custa ds dinheiros d ICAP, pois, quer se queira ou nao, qd se entra por este caminho esta-se a entrar num negocio!
Este, pensei, é o tipo d pensamento q ha-de fazer o cinema portugues nao ir a lado nenhum. Olhando p o cardapio d filmes portugueses actuais, estava, infelizmente, totalmente certo!
O cinema europeu tem outra sensibilidade! É diferente, toca-nos mais!
ResponderEliminarEu sou fã do cinema francês e cada vez mais...
Quanto ao cinema português tenho que concordar com o que disse o Sérgio, tirando alguns documentários como os «Lisboetas», o recente «Pare Escute e Olhe», já desisti...
Sofia