quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Serra do Caramulo






Para todos aqueles que apreciam paisagens naturais e de andar a pé, a serra do Caramulo é um dos locais privilegiados, pela incrível beleza natural conjugada com a história.

Existem 5 percursos pedestres a conhecer…
Rota dos laranjais:
caminho ao longo de um ribeiro com várias quedas de água, e através de pitorescas aldeias tradicionais.Vistas espectaculares, vales com vegetação luxuriante e também terras de cultivo, além de, claro está, imensos laranjais, Castanhas e nozes!!!!!!!!!! É isso!! mas chama-se APENAS rota dos laranjais :)
Enquanto caminhas podes ir ensacando as castanhas e as nozes, hum! Nham nham

Rota dos Caleiros:
Este passeio começa no ponto mais alto da Serra, nesta trilha podes apreciar as magníficas formações rochosas e vistas fantásticas. A vegetação, constituída por várias espécies raras, é cruzada por caminhos romanos milenares.


Rota de Santiago:
esta rota tem grande significado, visto que parte do seu trajecto atravessa um troço do percurso do caminho dos peregrinos a Santiago de Compostela, na Galiza.Calçadas e estradas romanas, antigos caminhos e pontes e, pelo “caminho de Santa Maria” subia-se até ao Guardão.

Rota do Linho:
caminho de calçada portuguesa, atravessa-se algumas zonas ainda agrícolas. Na aldeia de Múceres podemos conhecer o Centro de Laboração do Linho, ver a exposição e execução ao vivo de trabalhos em linho, e ficar a saber como este se trabalha ao longo de todo o seu ciclo, mas também conhecer e adquirir alguns dos outros produtos artesanais do concelho. O caminho dos Moinhos permite observar a belíssima paisagem ao longo da ribeira, as quedas de água e vários moinhos de água e também alguns campos de produção de linho.

Rota das Cruzes:
pretende dar a conhecer o património histórico e religioso da Serra do Caramulo. Pelo caminho, de calçada romana, encontramos cruzes com a inscrição do nome das freguesias e uma ponte de origem românica.

… e fica a sugestão!

Sem comentários:

Enviar um comentário