Segundo a definição retirada do dicionário da Porto Editora
"doutor nome masculino
1. aquele que ensina
2. indivíduo diplomado com o mais alto grau universitário; aquele que se doutorou
3. médico
4. popular homem com pretensões a esperto ou com presunções de sábio
5. tratamento que, nas relações sociais, se dá a um bacharel ou licenciado
6. (religião) indivíduo que recebeu o estatuto mais elevado pela sua obra teológica
7. (coloquial) bacio, penico"
Considero Portugal o país dos "doutores".Todas as pessoas gostam de ser tratadas com esse titulo, sentem-se lisongeadas, Não há programa televisivo, artigo de imprensa ou entrevista onde o "doutor" deixe de surgir.
A subserviência antes tida por quem dificilmente tinha acesso à educação em relação aos licenciados não deveria ter sido há muito abandonada? Até porque se verificarmos na actual conjuntura económica, não faz qualquer sentido esta clivagem. Às vezes vou ao banco e observo os gestores de conta, que também gostam de ser tratados por "doutores", comos seus fatos e gravatas de péssima qualidade ( sim sou observadora e dou muita importancia a pormenores) mas a posição assim o exige..já o salário não é compativel..mas têm sempre a satisfação de os tratarem por "doutor".
Actualmente, é cada vez mais fácil "tirar um curso", sendo que há quem o faça até ao Domingo e, os "doutores" não param de aumentar.
É frequente atender chamadas de pessoas que se identificam como: é o doutor tal...ridiculo e pura falta de educação.
Não estaremos nós a banalizar a palavra e principalmente o seu significado, sendo que das definições acima inicadas, corremos o risco de passar dos pontos 1. e 2. para o 4. ou mesmo o 7.!????!!!
sexta-feira, 19 de abril de 2013
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário