Salicórnia é o nome da planta que abunda nas salinas do Algarve, Figueira da Foz e TAMBÉM aqui em AVEIRO. Para muitos, esta erva é desconhecida, considerada uma erva daninha ou praga, mas em alguns países da Europa tem o estatuto de gourmet e é utilizada por chefes em restaurantes de luxo como substituto, planta anti-hipertensão, do sal em saladas ou mesmo em pratos mais elaborados.
A Salicórnia é apanhada fresca entre Março e Agosto, às vezes aparece em Fevereiro – Como foi o caso deste ano, sempre que vou para casa observo-a…agora é só aprender a usa-la…
Uma Sugestão:
Salada – que é sempre um excelente acompanhamento quer no Inverno como no verão.
Ingredientes - 8 folhas de alface - 2 cenouras pequenas - 100g de queijo mussarela - 4 tomates grandes sem sementes - 1 pepino pequeno - Salicórnia - 4 colheres (sopa) de azeite de oliva - 2 colheres de (sopa) de vinagre balsâmico, 1 colher de (sopa) de mostarda Dijon – 1 pitada de açúcar - 1/2 maço de hortelã fresca - 1/2 maço de salsa .Modo de Preparação: Cortar a alface em tiras. Ralar a cenoura ,picar em cubos o queijo, o tomate e o pepino. Juntar estes ingredientes e temperar com Salicornia e a mistura do azeite com o vinagre balsâmico e a mostarda ( sem esquecer a pitada do açúcar). Polvilhar com hortelã e salsa. Misturar
Experimentem!
Sem comentários:
Enviar um comentário