Conheci este escritor, um dos grandes nomes da literatura cubana, quando vi o filme autobiográfico
" Antes que anoiteça” (2000, por
Julian Schnabel,
Javier Bardem interpretou o papel do escritor cubano) adaptação de uma obra do escritor, e a partir desse momento tive curiosidade de ler tudo o que ele escreveu. apesar de ser muito dificil encontrar os seus livros .
Reinaldo Arenas nasceu em Cuba, em 1943, e cresceu na miséria de uma família camponesa durante a ditadura
de Batista. Escritor dissidente, a sua vida foi uma luta constante pelo direito à liberdade de expressão – o que se percebe de maneira bem latente nas páginas autobiográficas de
“Antes que Anoiteça “ e na sua extensa obra literária.
Todos os seus livros foram escritos, quase sempre, sob condições adversas, no entanto as páginas escritas transpiram muita vida, muita vontade, muita paixão, abordam política, a violência, a revolução…
Recomendo a obra deste maravilhoso escritor cubano (apesar de ser muito dificil encontrar os seus livros) ,e em especial
“Antes que Anoiteça” uma obra cativante pela força com que o autor descreve a sua luta pela liberdade de criar e de se exprimir. O livro aborda a política, a violência, a Revolução, o amor à literatura, a detenção, a fuga, a captura, a prostituição de uma juventude sem futuro e todas as loucuras cometidas naquele período contra o povo cubano.
… E a boa notícia, pelo menos para mim :) , é que a editora
Dom Quixote acaba de relançar a obra
“O Mundo Alucinante” .
Se gostam de ler… conheçam este escritor!
Sem comentários:
Enviar um comentário