sábado, 26 de dezembro de 2009

Almodóvar

Quem me conhece sabe, que uma das minhas paixões é o cinema, então procuro sempre que tenho tempo livre, ver BONS FILMES :).

Estes dias propus-me ver e rever alguns dos muitos e bons filmes de Almodôvar, realizei o meu próprio ciclo de cinema :) .


Almodóvar ,o realizador espanhol, este senhor é um verdadeiro contador de estórias que ficam para a história!

Estórias apaixonantes, irreverentes, sempre com aqueles detalhes que o caracterizam, e que vemos em todos os seus filmes. Ao vermos um filme dele, mesmo que antes não saibamos que é dele, no decorrer apercebemo-nos que só ele podia fazer aquele filme.

Os seus filmes são obras de um realizador original, popular e muito divertido que explora com genialidade o género que o consagrou, o melodrama pontuado pela encruzilhada entre o drama e a comédia, com reflexões sobre política, amor, desejo e morte.
Ele gosta de cenários multi-coloridos, da música melodramática e das emoções baratas, sendo os seus filmes muito difíceis de se copiar têm como que uma “marca registada”, e todas a estórias, escritas pelo próprio, são de uma imprevisibilidade que dá gosto de ver.

Os seus filmes são Imperdíveis e fundamentais e não deixam ninguém indiferente, ou se gosta muito ou se detesta….

….ficam algumas sugestões :

Mujeres al borde de un ataque de nervios (1988)

Tacones lejanos ( 1991)

La flor de mi secreto (1995)

Carne trémula (1997)

Todo sobre mi madre (1999)

Hable con ella (2002)

La mala educación (2004)

Volver (2006)

Los abrazos rotos (2009)

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Jantar Indiano










ADORO COMIDA INDIANA! E cada vez que mais a descubro…. MAIS ADORO.



Graças a uns amigos, dos quais destaco o Amit por ser aquele que melhor conheço, tenho assim como a Bimba, o privilégio de conhecer os costumes e a verdadeira comida indiana, sim porque nada tem a ver com aquela que conhecemos dos Restaurantes…. É MUITO MELHOR.


Então no outro dia lá fomos jantar a casa de um amigo Indiano…..e comemos no chão.. brutalissimo!!!!, a mesa é colocada no chão, as diferentes iguarias distribuídas no centro, e todas as pessoas estão ao redor descalças sentadas, a conversar e a distribuir os diferentes sabores pelos demais, é muito lindo.
Nós convidados, somos tratados como DEUSES, mas não no sentido bajulativo, mas sim, de uma forma muito natural e sincera.

… E lá nos deram a conhecer novos sabores, e eu fiquei com MAIS UMA RECEITA para usar nos próximos jantares em minha casa :).

O mais interessante nestes jantares é a troca de informações, o conhecer os costumes a forma de interagir das pessoas de uma cultura tão diferente da nossa e tão apaixonante.


A repetir! para conhecer SEMPRE!

domingo, 13 de dezembro de 2009

Fernando Pessoa VS Friedrich Nietzsche !!!!!







No outro dia falava-se com um amigo ,que anda a fazer uma tese de doutoramento, sobre Fernando Pessoa VS Friedrich Nietzsche!!!!!

fiquei a pensar sobre isso!!! Dois grandes nomes de cultura, de pensamento, mas tão diferentes! como pode haver um encontro entre eles!!???



Nietzsche, Filósofo alemão do século XIX, “conheci-o” nas minhas aulas de filosofia.

Um dos autores mais controversos na história da filosofia moderna, O mundo para Nietzsche não é ordem e racionalidade, mas desordem e irracionalidade. Seu princípio filosófico não era portanto Deus e razão, mas a vida que actua sem objectivo definido, ao acaso, e por isso se dissolve transformando-se. A única e a verdadeira realidade sem máscaras, para Nietzsche, é a vida humana tomada e corroborada pela vivência do instante.


Fernando Pessoa e seus heterónimos, apaixonaram-me desde sempre.

Um poeta (para mim, O POETA) e escritor português, actuou no Jornalismo, na Publicidade e no Comércio.
a sua vida foi dedicada a criar e que, de tanto criar, criou outras vidas através dos seus heterónimos, o que foi a sua principal característica e motivo de interesse pela sua pessoa, aparentemente muito pacata. Escreveu sempre, desde o primeiro poema aos sete anos, até ao leito de morte. Importava-se com a intelectualidade do homem.

Um pensador e um poeta, ambos escrevem sobre a vida, mas nós sentimos os seus textos de uma forma bem diferente. Por um lado sentimos a crueldade da frieza, por outro a beleza que nos faz sonhar.

Fernando Pessoa, conseguia ser frio com as suas ironias, mas essas…fazem-nos pensar e sonhar… é um poeta....O POETA.

Muitíssimo haveria que falar sobre eles, fico a aguardar pelo trabalho…por agora uma breve abordagem devido ao interesse que o tema me despertou.

Ficam algumas frases:

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez”.
Friedrich Nietzsche


"Os erros de grandes homens... são mais fecundos que as verdades de pequenos".
Friedrich Nietzsche

Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas
Friedrich Nietzsche



“Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples.
Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra todos os dias são meus”
Fernando Pessoa/Alberto Caeiro; Poemas Inconjuntos; Escrito entre 1913-15; Publicado em Atena nº 5, Fevereiro de 1925


“Alguns têm na vida um grande sonho e faltam a esse sonho. Outros não têm na vida nenhum sonho, e faltam a esse também”.
Fernando Pessoa


“Não sei o que o futuro trará”
Fernando Pessoa